terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura Escrita

Datas do Encontro: 10/05/2011 e 23/05/2011
Horário: 18h às 22h

            Iniciei o encontro com poucas alunas, devido a  uma grande chuva ocasionada neste dia. Em um círculo pedi às professoras que lêssemos a  Unidade II do Fascículo 1, nas seções das páginas 14 a 23. Foi um pouco cansativo, mas podemos discutir várias questões.
            Realizai a dinâmica do nome, através de um alfabeto em códigos. Expliquei que a reação das mesmas em descobrir seus nomes, é a mesma dos alunos aos entrarem em contato com o mundo das letras. O encontro foi de muita leitura e discussão no que se refere “à cultura escrita”.
            Já no encontro seguinte realizado no dia 23 de maio, montei um espaço com a “Caixa de Linguagem”, com muitos livros e de diversos gêneros, e algumas atividades de letramento para alimentar a autoestima das educadoras, pois notei que muitas desistiram com a desculpa de ser muito frio, dos filhos estarem doente, por não conseguir conciliar as tarefas.
            Neste encontro passei os slides, pedido na plataforma e realizei a Dinâmica da música Bichinhos de Cordão. Foi uma festa e muito interessante a dificuldade de coordenação motora que muitas tiveram, ressaltando a importância destes tipos de atividades.
            Também levei a elas, o que vou chamar de atividade lúdica, o Velcro para as crianças poderem escrever e desenhar, estimulando assim a atividade motora. As professoras adoraram, e eu sorteei um para elas.  
            Pedi então para pegarem seus projetos e nos grupos realizarem as atividades propostas. Houve reclamações de muita atividade para realizar com os alunos, então pedi calma e muita tranqüilidade para que os mesmos possam ser realizados com clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário