terça-feira, 27 de setembro de 2011

Apropriação da Escrita

Datas do Encontro: 31/05 e 07/06
Horário: 18h às 22h

            Mesmo com o frio intenso mantemos nossa estima para dar um passo a frente na busca de uma educação de qualidade. E buscando proporcionar o mesmo para as educadoras que perpassam as dificuldades para estar conosco nos encontros, tentei proporcionar dois encontros envolventes e dinâmicos.

            Inicialmente passei o Vídeo Vida Maria onde realizamos uma reflexão sobre o que estamos fazendo com nossos alunos e o que podemos fazer além, para salvarmos as “Marias” existentes nas nossas salas de aula. Em seguida passei a elas o “Funk das Boquinhas”, CD que mostra todos os sons que de cada letra do alfabeto em forma de música. Criei um CD para cada cursista trabalhar com os alunos. Em seguida passei os slides sobre a Apropriação da Escrita. É interessante ver a reação das professoras ao entrar em contato com algumas atividades diferentes. Todas pediram os slides para ajudar no planejamento. Ressaltei a todo o momento a importância de trabalhar estas atividades através dos projetos realizados por elas. Falei que poderiam ter as atividades como base mas que deveriam ser moldadas aos projetos de trabalhos.


Trouxe a elas também o livro Bichodário que tínhamos em nossa biblioteca. Foi uma aula bem dinâmica. Retomei pontos importantes dos projetos. Infelizmente sei que tive duas professoras que desistiram do curso por terem que refazer seu projeto, o que é triste e nos desmotiva. Mas as que ainda estão participando demonstram a todo instante a importância do curso, levando a sério o que é proposto. Como diz a professora Mary, é uma sementinha que estamos plantando.

            Na segunda noite, propus uma noite denominada de Oficina de jogos e atividades. Pedi para trazerem seus projetos e exemplos de atividades para socializarem com as colegas. Elas adoraram e pediram para ter mais noites assim. A discussão em grupo é rica por este motivo, pela socialização e intercâmbio de idéias que vão surgindo.

            Elas elaboraram as atividades propostas na plataforma e foram para casa com muitos exemplos com caminhos diferentes e novas estratégias para a intervenção na sala de aula. O foco principal foi o domínio do sistema alfabético, compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.  No início foi um pouco difícil, pois é como falo pra elas, trabalhar com projetos é trabalhoso, mas o resultado final é gratificante.


Entrevi em cada grupo com sugestões de acréscimos e/ou de mudanças. Levei sugestões e pedi para que analisassem as atividades sempre com o foco nos projetos.

Não houve o tempo para terminar durante o horário, mas elas levaram as atividades para casa e trouxeram para socialização no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário