terça-feira, 10 de maio de 2011

TUTORA: CÍNTIA FRANZ
Relatório referente ao encontro nº 03



Iniciei este encontro um pouco preocupada com as apresentações dos projetos e senti que precisarei retomar alguns conceitos e explicações. Como ficamos um período longo sem nos encontrar, devido a uma capacitação geral para servidores e pela semana que estaríamos no Sem9ináriod e Acompanhamento, resolvi esperar para ter algumas explicações com as tutoras. Então dei início ao segundo fascículo – Questões sobre Avaliação.

Sem dizer qual tema trabalharíamos, iniciei com uma dinâmica com o Texto Mirimi e Gissitar, com algumas questões das quais tinham que responder. A reação das cursistas ao ler o texto e não entender o que queria dizer foi cômica. E ao responder as perguntas, que eram óbvias as respostas, elas ficaram indignadas, achando que seria uma espécie de “pegadinha”. Utilizei desse texto para refletir de que modo estamos avaliando, com quais instrumentos elas estariam avaliando e repensando a prática na sala de aula.

Com isso vários foram os questionamento e principalmente uma angústia em relação a alunos que saem dos anos iniciais com boa leitura, boa escrita, com autoestima e ao iniciar os anos finais houvem reclamações dos professores de que estes alunos não sabem nada, que os professores não fizeram nada, enfim, como se o trabalho delas não tivesse valido a pena. Falaram isso relatando práticas desses professores se objetivos, sem projetos interdisciplinar, o que desmotiva os alunos, levando a repetência e evasão.

Dando seguimento ao encontro, concomitante ao slides fomos acompanhando leitura no livro, do qual muitas já haviam lido em casa. Uma polêmica muito grande foi a questão da Progressão de alguns casos da Rede e que aproveitamos para discutir e relacionar com as nossas leituras. Terminamos a leitura e as discussões e percebi segurança nos modos de avaliar das professoras. Todas acreditam na avaliação diagnóstica e na importância do monitoramento. O que não pude deixar de ressaltar foi a questão no RETOMAR, de que formas estamos intervindo e retomando os conteúdos com alunos que em algum determinado ponto não conseguem avançar.

No segundo momento iniciei com a leitura do livro de Christiane Gribel, Minhas férias, pula uma linha, parágrafo. As cursistas adoraram e refletimos sobre o texto e reforcei a leitura e escrita dos Gêneros Discursivos. Dando continuidade trabalhamos a Matriz de Referência na página 30 e o Instrumento de Avaliação Diagnóstica. Deixo bem claro aqui que esse assunto é muito importante, mas que temos tranquilidade, pois o Conselho Municipal de Educação de Rio do Sul elaborou a Resolução de nº 02/2007 que Dispõe de normas para a sistemática de Avaliação da Aprendizagem Escolar no Ensino Fundamental e do Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil do qual diz: Art. N°03: A avaliação da aprendizagem escolar ocorrerá nas seguintes modalidades: diagnóstica, formativa e somativa verificando o desempenho do aluno nos conteúdos conceituais , procedimentais e atitudinais mediante atividades de classe e extra classe, incluindo estudos de recuperação paralela.
Por fim, a tarefa 05 foi respondida pelas cursistas e debatidas. Mais um encontro terminou e cada vez me sinto mais animada com a turma, que acompanha, reflete, pensa em mudanças e na qualidade da educação. Isso também somos assessoradas pelas tutoras Mary, Vânia, Amanda e Rosângela que sempre estão a disposição e suprindo nossas dúvidas.

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